Qual a diferença entre guindaste e guindauto?

postado em: Blog | 1

Qual a diferença entre um guindaste e um guindauto (munck)? Essa pergunta ainda pode causar certa confusão naqueles que querem contratar um equipamento para uma obra ou simplesmente se interessam em conhecer um pouco mais sobre o segmento de movimentação de cargas.

guindaste ou guindauto

 

A verdade é que diversos fatores influenciam na escolha do equipamento mais adequado para sua obra ou projeto. Portanto, é preciso estar atento ao tipo de serviço que você deseja realizar e as condições do local onde a operação de içamento irá acontecer. Além do peso e dimensões da carga a ser movimentada, é necessário verificar a distância do equipamento que realizará o içamento, para que haja definição correta do equipamento mais adequado para o serviço.

Outro ponto de atenção importante são os obstáculos ocultos, quase sempre escondidos no subsolo, como galerias, solo inapropriado, buracos, etc. Outros obstáculos mais visíveis também precisam de cuidados especiais como rede de alta tensão, árvores e construções próximas.

Para que não hajam imprevistos em relação a esses obstáculos é realizado o plano de rigging (ou plano de içamento) que é basicamente um estudo sobre as condições onde é verificado o correto posicionamento do guindaste, grau de inclinação e extensão de lança, etc. Cada plano de içamento é único e deve ser concebido como tal. Um bom planejamento prévio, garante a locação correta dos equipamentos, economizando recursos, agilizando a execução do serviço e aumentando a segurança.

 

plano de rigging DB Guindastes

 

Mas afinal, o que é um Guindaste?

O Guindaste é uma máquina usada para erguer e movimentar cargas pesadas, que possui mecanismos capazes de movimentar cargas extremamente pesadas. Ele é constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas, sendo largamente utilizado na construção civil e na indústria de equipamentos pesados, onde são geralmente são usados os guindastes sobre pneus ou sobre esteira.

A capacidade de carga dos guindastes varia de acordo com cada equipamento e modelo.

 

Tipos de Guindastes

 

E um Guindauto?

Guindauto (ou caminhão munck) é um tipo de caminhão que conta com um sistema hidráulico e braço articulado com um gancho que realiza atividades de carga e descarga. Atualmente o uso deste tipo de equipamento é bem amplo e vai desde o uso florestal até o içamento de grandes volumes, porém é mais comumente utilizado na movimentação de contêineres, suporte na montagem de estruturas metálicas e de concreto.

o_que_e_um_munck_guindauto

Qual a diferença entre os dois equipamentos?

A diferença entre eles é que, o guindaste é um equipamento de grande porte, que possui, em sua estrutura, computadores de bordo capaz de configurar o guindaste para a realização de serviços de grande complexidade, considerando raio, altura, peso etc. Já o guindauto é um veículo capaz de transportar peças e máquinas pesadas, disponibilizando de braços mecânicos para movimentações mais simples.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois equipamentos, não esqueça de que a segurança vêm sempre em primeiro lugar. Para ajudar você a executar uma operação com mais segurança, listamos 10 questionamentos para se fazer antes de iniciar o içamento, você pode conferir clicando na imagem abaixo:

10-questionamentos-para-fazer-antes-das-operações-de-içamento

 

Uma resposta

  1. andre luiz rodrigues da silva

    bom dia eu gostei de ler seus comentarios porque eu tinha muitas duvida sobre este tema .

Deixe uma resposta