Como fazer uma gestão eficaz de terceirizados?

postado em: Blog | 5

como-fazer-uma-gestão-de-terceirizados-eficaz

 

A terceirização das atividades continua sendo um importante fator de competitividade para as construtoras e setores industriais no Brasil, diante do cenário econômico que trouxe desaceleração do setor e, consequentemente, maior oferta de mão de obra. Ela é uma iniciativa para enfrentar condições adversas e melhorar a execução das atividades a um custo muitas vezes menor. Contratando outras empresas para as tarefas intermediárias, consegue-se obter uma série de vantagens.

 

Neste contexto, a gestão de terceiros tem ajudado o setor a manter uma estrutura própria, com controle apurado dos custos. Diante das incertezas provocadas pela crise, permite um foco maior da construtora na busca de estratégias para investir no que trará resultados para a empresa.

 

O cenário favorável para a terceirização no setor da construção, contudo, não minimiza a necessidade de um controle efetivo de seus fornecedores. Pelo contrário, como o sucesso das atividades contratadas depende de outras pessoas, é fundamental realizar uma gestão de terceiros proativa, regrando a contratação das atividades e acompanhando ativamente o cumprimento dos acordos firmados.

 

Além dos aspectos objetivos de contratação (escopo, prazo, custo e qualidade), é importante ter um cuidado especial com os aspectos legais e regulatórios da terceirização, dado que a contratante possui responsabilidade solidária e/ou subsidiária sobre o contratado.

 

E quando nós voltamos para a realidade do setor, constatamos que o esforço de controle e acompanhamento de terceiros em obras pode ser muito maior, considerando a distância física e a descentralização das atividades, além disso, a precariedade tecnológica das obras e a sazonalidade do efetivo de colaboradores causam barreiras e problemas que dificultam a gestão de terceiros.

 

Para melhorar a gestão de terceiros da sua obra, separamos algumas dicas valiosas. Confira a seguir:

 

Contratação eficaz

Tudo deve iniciar com a seleção de bons fornecedores, que atendam critérios básicos de habilitação (CNDs, por exemplo) e também sejam avaliados periodicamente durante a execução dos contratos quanto a qualidade, capacidade e produtividade.

Outro aspecto importante é a clareza dos termos do contrato com o contratado, abordando questões objetivas, normativas e legais que amparem a execução dentro dos parâmetros do mercado. Desta maneira, são dadas as condições iniciais de sucesso para uma prestação de serviço dentro das expectativas da construtora.

 

Processos maduros de segurança do trabalho

A contratante deve priorizar a implementação processos que atendam as leis e normas sem prejudicar a produtividade e os resultados da empresa. E essa equação não é tão simples de ser resolvida, mas é necessária. Desta forma, a cultura organizacional precisa conciliar muito bem estes dois universos, para facilitar a absorção natural no dia a dia de trabalho.

A responsabilidade solidária e/ou subsidiária sobre empresas terceirizadas contratadas implica em treiná-los para seguirem os padrões de segurança estabelecidos. E isso fica sensivelmente mais fácil quando este processo está bem consolidado internamente.

 

Controle e acompanhamento periódico de terceiros

Depois de adotados todos os cuidados na contratação e com o processo de segurança do trabalho, é necessário acompanhar sistematicamente o cumprimento dos acordos estabelecidos.

Este controle pode ocorrer através de tarefas rotineiras, verificando se a documentação dos terceiros está entregue e válida, segmentando por obra e tratando as pendências com os devidos responsáveis, além disso, é possível realizar integração à catraca de acesso para barrar a entrada de colaboradores com pendências na obra.

Outra maneira é realizar auditorias nas obras e departamentos pertinentes para acompanhar no próprio local se os procedimentos estabelecidos estão sendo seguidos, registrando as não conformidades para adequação e tratamento.

 

Conclusão

A terceirização melhora significativamente a execução das atividades no canteiro de obras, diminuindo os custos. E para uma gestão de terceiros mais eficiente é indispensável que a empresa contratada preencha uma série de requisitos de segurança e documentação.

E para você, qual o maior desafio da gestão de terceiros na obra? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Para receber mais conteúdos como esse assine nossa Newsletter:

[contact_bank form_id=2 show_title=false show_desc=false]

5 Respostas

  1. Marcos Gomes Ferreira

    Muito importante para o Brasil saber que tem enpresa trabalhando com segurança e responsabilidade fazendo com o crescimento do mercado no sertor das indústrias estão sendo realizadas. DB Guindastes está trabalhando para que o mercado voltar a dar boas vindas ao enprego, parabéns DB Guindastes.

    Agradeço a atenção.
    Gostaria de fazer parte do quadro de funcionários sou operador de guindaste lll, estou a disposição para viajar para onde ouver oportunidade de trabalho na área de guindaste.

    Abs,
    Marcos Gomes Ferreira.

    fone. (79)999605308

    Email. marcosgomesg40@gmail.com

    Obrigado.

  2. Hi, I ddo think thiis iis ann exellent site.
    I stumbledupon it 😉 I will come back onche aagain sincce i
    have bookmareked it. Monery and freedom iis thhe best
    wayy to change, mmay you bbe rich annd coninue too guide others.
    I visited several webb sits buut tthe aaudio qquality forr auhdio sngs eisting att this wweb site is genuiely fabulous.
    I couldn’t rwsist commenting. Perrfectly
    written! http://www.cspan.net/

  3. BOA NOITE

    E BASTANTE GRATIFICANTE E PRAZEROSO SABER QUE EXISTE EMPRESAS COMO A DB GUINDASTE QUE SE PREOCUPA COM A INTEGRIDADE FISICA DE CADA TRABALHADOR NESSAS DIVERSAS OBRAS PELO NOSSO BRASIL .
    TODOS OS SEUS SERVIÇOS DE TRABALHO EM ALTURA OS PROFISSIONAIS ELES FAZ UMA APR ANALISE PRELIMINAR DE RISCO E O SEU ISOLAMENTE DE AREA COM CONES DE SINALIZAÇAO E FITAS ZEBRADAS DIARIAMENTE NAS OBRAS .

    TRABALHAR COM SEGURANÇA ESSA A META DESSA GRANDIOSA EMPRESA E EXCELENTES PROFISSIONAIS

    GOSTARIA DE TRABALHAR NESSA EMPRESA TOP NO SEGMENTO DE GUINDASTES,E REFERENCIA NA AREA DE SMS – SEGURANÇA MEIO AMBIENTE E SAUDE.

    EU JA ENVIE O MEU CURRICULO PARA SER ANALISADO , TENHO EXPERIENCIA EM CONSTRUÇAO E MONTAGENS DE PARQUE EOLICOS \ MONTAGENS INDUSTRIAL DE AEROGERADORES

    ESTOU DISPONIVEL PARA VIAGENS DE IMEDIATO PARA TODO BRASIL

    GRATO

    ZANATO SILVA MOREIRA DE MIRANDA
    TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
    CREA 51258-BA
    DRT-MTE -03359.6
    EMAIL – ZANATOFORD@HOTMAIL.COM

    TELEFONES PARA CONTATO

    071 993651751 CELULAR TIM
    071 991973537 CELULAR CLARO

  4. Muito bom o conteúdo! E aproveitando o contato, em minha pesquisa localizei alguns sites, dentre eles achei muito interessante https://www.levelgroup.com.br/level-gestao/gestao-de-terceiros. Acredito que este conteúdo possa complementar a pesquisa de todos.

Deixe uma resposta